Livros


Vozes Da Origem

 

Vozes da origem é uma coleção de mitos dos índios Suruí de Rondônia contados em língua indígena à antropóloga Betty Mindlin pelos narradores mais velhos, que nasceram na floresta e já eram adultos quando foi feito o primeiro contato pacífico da Funai com os Suruí Paiter, povo de Rondônia, em 1969. A autora fez um trabalho hercúleo ao ouvir, gravar, reunir e traduzir os contos e mitos tradicionais dos Suruí, trabalho executado entre 1979 e 1994. 



Autor: Mindlin, Betty; Suruí, Narradores - Record

Ver Livro


Coletânea da Legislação Indigenista Brasileira 


A Coletânea da Legislação Indigenista é uma compilação das principais leis, atos normativos e acordos internacionais que regulam as relações dos povos indígenas com a sociedade e o Estado brasileiros.




Autor: Luiz Fernando Villares e Silva, Funai

Ver Livro


Mamug koe ixo tig / Alfabetização Língua Materna Paiter

 

Esse material é resultante das atividades desenvolvidas durante o projeto exelência 2016 na “escola sertanista francisco meireles” e tem como objetivo a valorização da lingua materna paiter, reafirmando a importância da oralidade em todas as manifestações, visando propiciar o uso dessa língua no contexto social.



Autor: Professora Elisângela Dell-Armelina Suruí

Ver Livro


Alimentos Regionais Brasileiros


A nova edição desta publicação tem como propósito favorecer o conhecimento a cerca das mais variadas espécies de frutas, hortaliças, leguminosas, tubérculos, cereais, ervas, entre outras, existentes em nosso país, além de contribuir para divulgar a variedade de alimentos em todas as regiões, orientar seu uso em preparações culinárias e resgatar, valorizar e fortalecer a cultura alimentar brasileira. 



Autor: Ministério da Saúde, Brasília — DF

Ver Livro


Índios, Direitos Originários e Territorialidade
Índios, Direitos Originários e Territorialidade


Buscando contribuir para que os membros do MPF tenham à disposição instrumentos que solidifiquem seu trabalho de defesa dos objetivos fundamentais da República, entre os quais a construção de uma sociedade livre, justa e solidária, voltada aos valores da fraternidade, do pluralismo e do combate ao preconceito, publicamos artigos selecionados.




Autor: Ministério Público Federal, ANPR

Ver Livro


Histórias do começo e do fim do mundo: O contato do povo Paiter Suruí 
histórias do começo e do fim do mundo


O livro traz narrativas tradicionais e depoimentos de 16 anciãos que viveram o tempo antigo, de andanças livres pelas florestas de Rondônia e o tempo da invasão de seu território tradicional, que resultou em conflitos e no contato com a frente de atração da Funai, em 1969.




Autor: Gaami Anine Suruí, ~ Gakaman Suruí, ~ Gasalab Suruí, ~ Gaserê Suruí, ~ Gathag Suruí, Iba Suruí, Ibekain Suruí, Ihxob Suruí, Inkar Suruí, Insereg Suruí, Ipatarra Suruí, Itabira ~ Gapoi Suruí, Mapini Suruí, Nema Uredmilar Suruí, Pamadjeron Suruí, Soman Suruí, Yab-alapixah Suruí, São Paulo Ikor~ e

Ver Livro


Castanha-do-Brasil - Boas práticas para o extrativismo sustentável orgânicohistórias do começo e do fim do mundo


Caderno de boas práticas para o extrativismo sustentável orgânico da Castanha-do-Brasil.







Autor: Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento

Ver Livro


Catálogo Brasileiro de Cooperativas Exportadoras
histórias do começo e do fim do mundo


Quem exporta sabe o quanto é importante ter uma vitrine de prospecção de novos negócios. Pois é justamente isso que faz o Catálogo Brasileiro de Cooperativas Exportadoras, anuário disponibilizado on-line e divulgado a embaixadas, consulados, organismos internacionais, governos e agências de comércio global.




Autor: coop, Sistema OCB

Ver Livro
 

Ver Biblioteca da FUNAI