Indústria e Beneficiamento

A manufaturação e beneficiamento dos produtos e bens produzidos pela COOPAITER e seus cooperados constituem importantes desafios, priorizados na perspectiva de agregação de valor e adequada remuneração. A atuação no setor industrial representa, especialmente para os mais jovens, a oportunidade de formação e exercício de atividades profissionais em áreas anteriormente vislumbradas sob a necessária perspectiva de imigração para os grandes centros urbanos.

Além de melhores e mais significativos rendimentos, a incessante busca por especialização técnica dos cooperados para atuação em viveiros, laboratórios, centros de armazenagem, galpões logísticos, ou indústrias de beneficiamento/processamento dos diversos produtos objeto da empreendedora atuação da COOPAITER, representa - em primeira e última análise – a firme possibilidade de reter a população econômica ativa nos limites da Terra Indígena Sete de Setembro ou mantê-la necessariamente vinculada.

Tais circunstâncias têm o condão de agregar e fortalecer a manutenção das famílias que integram a comunidade, ao passo em que impulsionam o contínuo aumento populacional.

BOAS PRÁTICAS (BPP / BPF)

Noutro diapasão -, tendo em vista a atuação junto ao mercado externo e, portanto, a necessidade de cumprimento de regras estatuídas por diversos órgãos reguladores (internos e externos), a COOPAITER tem atuado de forma a estabelecer sistemática adoção de rastreabilidade dos seus produtos, além de boas práticas de autocontroles e boas práticas de produção e fabricação, de modo a assegurar o reconhecimento de origem e qualidade superior perante o mercado consumidor.

A cooperativa rompe por assim dizer, multiformes barreiras à entrada, ora representadas pela superposição de normas e medidas de natureza jurídico-administrativa, fitossanitária ou aduaneira, ora representada pela clandestina atuação de infratores.

A atuação da COOPAITER sempre terá em vista o respeito às normas vigentes, a lealdade recíproca nas relações negociais e a luta pela necessária afirmação do comércio justo e responsável, em todo o mundo.